Aspectos de qualidade

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura
· Filtro categoria: indicadores | limpar
# tema categoria aspecto natureza elemento(s) ref
1aceitabilidade e adequaçãoindicadoresNet Promoter Score (NPS)indicadorUsar o Net Promoter Score, tanto para usuários finais (pacientes) como para profissionais de saúde, pode ajudar na incorporação da inovação.
Observação: Não consta no questionário.
HAOC1, 2019
6, 260.0
2aceitabilidade e adequaçãoindicadoressatisfação dos participantesindicadora) satisfação dos profissionais de saúde; b) satisfação dos pacientes; Inúmeros trabalhos demonstram que serviços de telessaúde são bem avaliados. Entretanto, isso não se reflete em taxas igualmente compatíveis de utilização. De fato, a satisfação é uma informação muito pouco útil para ser utilizada como desfecho, e no máximo deve guiar o monitoramento dos serviços.
Observação: Não consta no questionário.
HAOC1, 2019
6, 262.0
3estrutura e gestãoindicadoresindicadores de estruturaindicadora) número de dispositivos disponíveis per capita; b) capacidade instalada e demanda esperada; c) qualificação clínica da equipe de telessaúde; d) horário de funcionamento;
Observação: Não consta no questionário. Origem: Donabedian, 1988
HAOC1, 2019
6, 256.0
4gestão financeira e orçamentáriaindicadoresindicadores de resultado econômicoindicadora) custo per capita/procedimento/diagnóstico com igual efetividade (custo-minimização); b) impacto sobre acesso ou qualidade com mesmo custo semelhante (custo-utilidade);
Observação: Não consta no questionário. Origem: Donabedian, 1988
HAOC1, 2019
6, 259.0
5monitoramento e avaliaçãoindicadorescoleta de indicadorescaracterísticaIndicadores da linha de base são coletados.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 249.0
6monitoramento e avaliaçãoindicadoreseconomia de escalacaracterísticaA organização do serviço de telessaúde está pautada em atingir uma economia de escala da oferta.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 255.0
7monitoramento e avaliaçãoindicadoresimpacto clínicocaracterísticaA solução tem impacto sobre desfechos de morbidade ou mortalidade.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 250.0
8monitoramento e avaliaçãoindicadoresimpacto clínico alternativocaracterísticaA solução tem impacto sobre desfechos substitutos clinicamente relevantes para os pacientes.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 251.0
9monitoramento e avaliaçãoindicadoresimpacto na macrogestãoindicadora) fila e tempo de espera para consultas e exames especializados; É recomendado que essas atividades não sejam somente uma triagem para definir a complexidade do paciente. Esses serviços devem garantir uma melhor equidade (atendendo primeiro aos pacientes mais graves), mas também incorporar resolutividade, proporcionando que os pacientes possam ser atendidos em locais mais próximos de sua residência e em menos tempo por telessaúde.
Observação: Não consta no questionário.
HAOC1, 2019
6, 263.0
10monitoramento e avaliaçãoindicadoresimpacto nos processoscaracterísticaA solução tem impacto na melhoria dos processos dos serviços/sistemas de saúde nele inseridos.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 252.0
11monitoramento e avaliaçãoindicadoresviabilidade econômicacaracterísticaEstudos de custos (efetividade, utilidade, minimização) são realizados para assegurar a viabilidade econômica da solução em telessaúde.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 254.0
12processos e atividadesindicadoresindicadores de processoindicadora) proporção de profissionais ativos em determinado período (sobre o total de profissionais); b) disponibilidade do serviço (tempo em funcionamento/tempo total contratado); c) frequência de utilização por profissional (em um determinado período de tempo); d) taxa populacional média de utilização (exemplo: número de telediagnósticos per capita por cidade); e) tempo de resposta;
Observação: Não consta no questionário. Origem: Donabedian, 1988
HAOC1, 2019
6, 257.0
13processos e atividadesindicadoresindicadores de resultado clínico assistencialindicadora) número de pacientes em fila de espera para atendimento especializado; b) tempo médio de espera para atendimento especializado; c) taxa de reinternações; d) tempo médio de internação; e) redução de mortalidade;
Observação: Não consta no questionário. Origem: Donabedian, 1988
HAOC1, 2019
6, 258.0
14processos e atividadesindicadoresjustificativa pela soluçãocaracterísticaA solução tem volume ou frequência de uso que justifique sua incorporação ou manutenção.
Resposta: sim / não / não se aplica / não sabe
HAOC1, 2019
6, 253.0
15processos e atividadesindicadoresmedidas típicas de produtividadeindicadora) número de laudos; b) número de teleconsultorias; c) número de participantes; d) número de cursos e alunos; A escolha adequada dos indicadores sem dúvida é uma das principais tarefas dos serviços de telessaúde porque a maior parte das informações desses serviços é focada em medidas de produtividade, o que não necessariamente significa melhoria do acesso, da qualidade e/ou redução de custos. E essa informação é ainda mais controversa quando a prestação do serviço não é associada com um paciente específico (e de preferência com um identificador unívoco, como o cartão do SUS), tais como as teleconsultorias não identificadas e as atividades de teleducação.
Observação: Não consta no questionário.
HAOC1, 2019
6, 261.0