Aspectos de qualidade

Quadro de aspectos de avaliação de núcleos de telessaúde compilados da literatura
· Filtro categoria: qualidade | limpar · Filtro natureza: Indicador | limpar
# tema categoria aspecto natureza elemento(s) ref
1aceitabilidade e adequaçãoqualidadesatisfação do pacienteindicadorDetermina a satisfação dos pacientes atendidos por telemedicina. Interpretação: Determina a percepção do usuário após utilizar os serviços de telemedicina. Ajuda a melhorar o funcionamento do programa. Fórmula: Número de pacientes satisfeitos x 100/total de pacientes atendidos por telemedicina. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Qualidade. Observações: É necessária uma pesquisa de satisfação simples, baseada nas respostas da escala Likert. Também pode ser usado por médicos.PAHO, 2016
, 211.0
2infraestrutura e tecnologiaqualidade do serviçosistema de telemedicinaindicadorEstabilidade e confiabilidade do sistema e método usado para transmitir informaçõesPAHO, 2016
, 191.0
3processos e atividadesqualidadeagendamento de telemedicina subsequenteindicadorDetermina o número médio de consultas subsequentes geradas com base na primeira consulta, por paciente. Interpretação: Indica que os problemas do paciente estão sendo abordados. Fórmula: Número de consultas posteriores de telemedicina por paciente x 100/Número de pacientes atendidos pela primeira vez com telemedicina. Frequência: Mensal. Tipo de Indicador. Qualidade. Observações: Deve estar relacionado com o tipo de especialidade prestada.PAHO, 2016
, 208.0
4processos e atividadesqualidadetempo de espera para a teleconsultaindicadorRefere-se ao tempo decorrido entre o agendamento de um compromisso e sua realização. Interpretação: Determina o tempo médio de espera do paciente. Avalia o tempo que o paciente economiza por meio de teleconsultas em relação aos cuidados normais. Uma comparação ex post é necessária. Fórmula: (Soma do total de horas decorridas entre o agendamento e a realização da consulta + Duração da consulta em horas)/Número de teleconsultas realizadas. Frequência: Semanal. Tipo de Indicador. QualidadePAHO, 2016
, 209.0
5recursos humanosqualidade do serviçodiversidade de especialistasindicadorNúmero e diversidade de especialistas desde a criação do programaPAHO, 2016
, 190.0